Placas Mercosul, o que é isso e o que pode mudar?

Vivemos em mundo globalizado e novidades tecnológicas fazem parte do século 21, cabe a todos os cidadãos se adequarem as mudanças e evoluir  com o mundo. 

Com o mundo todo evoluindo tecnologicamente, seria uma ignorância pensar que tais mudanças não chegariam até o trânsito, com intuito de ajudar o condutor, os agentes de trânsito e todos os cidadãos. Hoje vamos falar um pouco sobre uma dessas mudanças, o Qr Code presente nas novas placas!

Você sabe o que é a placa padrão Mercosul?  Sabe qual intuito do Qr code presente nela? a utilidade?  Essas e outras dúvidas nós vamos responder no artigo de hoje.

Conte com a Liberty Multas e toda nossa equipe para te manter informado sobre as mudanças no trânsito e para te livrar de eventuais problemas.

Caso receba uma multa entre em contato com a nossa equipe e realize gratuitamente uma consulta, nós iremos avaliar o seu caso e resolver o seu problema, conte com Liberty Multas para te ajudar.

Afinal, o que é a placa Qr Code? 

As novas placas padrão Mercosul vem com um Qr Code que informará aos cidadãos informações básicas sobre o carro que se está lendo o Qr Code, e facilitará a vida das autoridades trazendo as informações necessárias sobre o veículo e o dono do veículo de maneira mais prática e simples. 

Para ler o Qr Code de uma placa padrão Mercosul, você deve seguir os seguintes passos:  

  1. Baixar o aplicativo Vio disponível para Android e IOS
  2. Com o uso do aplicativo escanear a o Qr code que fica no canto superior esquerdo da placa do carro
  3. Será gerada uma numeração, guarde ela e a placa do carro
  4. Entre no portal de serviços do Denatran 
  5. Utilizando a numeração que foi gerada e a placa do veículo, o cidadão poderá identificar algumas informações sobre o veículo pesquisado.

Agora falaremos sobre a placa Mercosul, ela foi adotada pelos países Sul-americanos como padrão, com o intuito de reduzir crimes como clonagens de placas e outras fraudes. 

Além de informar a população a placa facilita a identificação do veículo e do dono do veículo para polícia e para os agentes de trânsito em ocorrências ou em abordagens de rotina.

A novidade foi adotada pelo brasil em 2014, mas só começou a ter validade em junho de 2019 e se tornou obrigatória em 2020. Após muitos adiamentos para a implementação da nova placa, a resolução 780/19 do Conatran estabeleceu o prazo máximo até o dia 31 de janeiro de 2020 para que todos os Detrans do Brasil tornassem obrigatório o uso da placa.

A nova placa só é obrigatória para carros novos que ainda serão emplacados e que foram emplacados após Janeiro de 2020.

 O emplacamento ocorrerá em outras situações segundo o artigo quarto da resolução 780/19, só nos seguintes casos o condutor deve trocar a placa do veículo:

 1substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa

2– mudança de município ou de Unidade Federativa

3– em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira de que trata o art. 4º da Resolução (fora estas situações, o proprietário que desejar pode solicitar a troca da placa de seu veículo). 

 

Não se esqueça, caso tenha recebido alguma multa agende de forma gratuita uma consulta com a nossa equipe, nós vamos avaliar o seu caso e resolver seu problema. 

A equipe Liberty Multas está sempre preocupada em te manter informado e te ajudar! 

Veja também: