PODE DIRIGIR DESCALÇO?

Todo motorista já dirigiu descalço, pelo menos uma vez, existem condutores que tem esse costume, sempre que estão ao volante eles retiram seus calçados.

É normal buscarmos conforto em todos lugares, no trabalho, na faculdade e até mesmo quando estamos no volante, escolhemos a posição mais confortável para sentar, as roupas mais confortáveis para usar, todos temos nossos costumes.

E é buscando conforto, que muitos motoristas tem o costume de dirigir descalços, pois se sentem melhores e mais confortáveis quando não usam calçados ao dirigir.

As leis de trânsito existem para prevenir acidentes, manter a ordem e para manter tudo funcionando, como existe uma lei para quase tudo, nós vamos te dizer o que a legislação diz sobre dirigir descalço.

Dirigir descalço é proibido? Se pode dirigir descalço? Hoje vamos contar pra você, condutor Brasileiro, se você pode dirigir descalço e se existe alguma lei que proíba esse costume.

A Liberty Multas está sempre focada em manter você condutor Brasileiro informado sobre a legislação de trânsito e todas as novidades que surgirem.

É proibido dirigir descalço?

Não, não é proibido dirigir descalço, então fique tranquilo, você condutor que se sente mais confortável ao não utilizar calçados, poderá dirigir tranquilamente sem ter nenhum problema com a lei.

Você não pode receber uma multa por estar dirigindo sem calçados, mas isso quer dizer que se pode utilizar qualquer calçado para dirigir?  Não! não se pode utilizar qualquer calçado para dirigir.

O artigo N° 252 do código Brasileiro de trânsito fala sobre isso, e nós vamos te dizer quais calçados são proibidos para dirigir.

Posso dirigir com qualquer calçado?

A resposta é não, não se pode utilizar qualquer calçado quando você está dirigindo, existem alguns calçados que podem oferecer risco para sua vida e a vida dos passageiros que estiverem com você, pois podem causar acidentes.

O inciso IV do artigo de número 252 do CTB fala sobre isso, o inciso considera uma infração o condutor que estiver: “usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais” a multa para esta infração e de R$ 130,16 e 5 pontos na sua CNH.

Calçados que não trazem firmeza nos pés, comprometendo o contato do pé com o pedal do carro como chinelos e tamancos, podem causar acidentes e se você estiver utilizando algum calçado irregular e for flagrado por algum agente de trânsito você pode ser multado.

Dentro da lei

Enfim, a não utilização de calçados ao dirigir é completamente lícita, você condutor que prefere dirigir descalço, fique tranquilo e siga sua vida em paz.

Porém, como foi mostrado neste artigo, não é todo tipo de calçado que é permitido pelas leis de trânsito para dirigir, então preste atenção nas regras, nos acompanhe e se mantenha informado sobre a leis e curiosidades do trânsito.

Se você recebeu uma multa por estar usando um calçado irregular ou foi multado irregularmente por outro motivo, pode contar com a Liberty Multas para te ajudar! Realize uma consulta gratuita com a nossa equipe, vamos avaliar o seu caso e apresentar a melhor solução para você.

 

Veja também: