COMO FAÇO PRA TIRAR O DOCUMENTO DO CARRO?

Como cidadão brasileiro, temos direitos e deveres, e um dos deveres é sempre estar de acordo com a lei. Devemos sempre ter em mãos nossa documentação para provarmos que não devemos nada a lei.

Com o carro não é diferente, ele deve estar seguindo as leis de trânsito para não você não cometer nenhuma infração, o condutor deve estar atento as suas responsabilidades.

Responsabilidades como, pagar todo ano o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento deve ser feito para não ter nenhum problema com a justiça, como receber uma multa, ou ter seu carro apreendido.

Hoje viemos falar sobre um documento importante pra você que possui um carro, o Certificado de Registro e Licenciamento de veículo (CRLV).

vamos te informar o que é esse documento e como você pode fazer pra retirar ele.

Antes de darmos prosseguimento a este artigo, caso você tenha recebido uma multa e queira recorrer, recorra com a Liberty Multas!

Nossa equipe de profissionais te oferece uma consulta grátis, analisa todos os detalhes do seu caso e recorre pra você.

Não pague multas injustas, recorra com a Liberty Multas!

O que é esse documento?

O CRLV é um documento que contém todas informações sobre o veículo como numeração da placa, cor, modelo do carro e outras especificações.

O dono do veículo deve sempre ter esse documento em mãos, o CRLV também trás informações sobre a situação do pagamento do seu IPVA, ele deve ser emitido todo ano.

Como retirar o CRLV?

Em 2021 o CRLV impresso e registrado em cartório não é mais obrigatório!

Agora existe uma forma mais simples do condutor obter esse documento, de maneira digital.

O CRLV-e, ele pode ser obtido pelo celular ou pelo computador, de forma gratuita já que a taxa de emissão não é mais obrigatória.

Para conseguir emitir seu CRLV-e o condutor deve acessar o portal de serviços  do Denatran, clicar em licenciamento, preencher algumas informações e solicitar a impressão do documento.

Caso o motorista opte por utilizar o documento de forma digital, ele pode acessar a Google play ou Apple Store e baixar o aplicativo  “carteira digital de trânsito” e selecionar a opção “veículos”, depois “CRLV”, preencher algumas informações e pronto, o condutor terá o documento digital em suas mãos, e totalmente legal.

Conclusão

Antes o CRLV impresso e registrado em cartório era obrigatório, e uma taxa era paga por ele, o documento agora é emitido de maneira simples com o CRLV-e, para facilitar a vida do condutor.

Então, entre no site do Denatran e imprima seu documento, ou utilize ele de maneira digital, com o aplicativo que você pode baixar na Google play ou Apple store.

Para emissão deste documento, atualmente não se paga mais taxas, nem pra imprimir pelo computador, nem pra utilizar pelo celular.

Caso você tenha cometido alguma infração e recebeu uma multa, conte com a Liberty Multas pra te ajudar!

Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso e te apresentamos uma solução.

Não pague multas que você pode recorrer, recorra com a Liberty Multas!

Veja também: