QUAL A CONSEQUÊNCIA DE VIOLAR A SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR

Quando um condutor comete uma infração de trânsito ele é multado e sofre com algumas punições como ter que pagar o valor da multa, receber pontos na habilitação, a suspensão da carteira nacional de habilitação (CNH) e algumas outras punições.

A suspensão da CNH, também conhecida como suspensão do direito de dirigir, ocorre quando um condutor atinge o limite máximo de pontos na sua habilitação, ou quando um condutor recebe uma multa que prevê a suspensão imediata da habilitação (autossuspensiva).

Vamos te explicar no artigo de hoje o que acontece quando você viola a suspensão do direito de dirigir e vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Antes, caso você precise recorrer a uma multa, recorra com Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos todo seu caso com atenção e recorremos pra você.

O que é a suspensão do direito de dirigir

Quando um condutor comete infrações de trânsito ele recebe pontos na carteira de habilitação e esses pontos acumulados podem levar o condutor a ter seu direito de dirigir suspenso, o condutor pode ter sua CNH suspensa de outra forma também, quando uma multa suspende de forma direta, quando ele recebe uma multa autossuspensiva.

Quando um condutor tem seu direito de dirigir suspenso ou como também é conhecida a suspensão da CNH, ele deve ficar o período de tempo que for determinado sem dirigir, caso ele conduza um veiculo nesse tempo em que está com a sua CNH suspensa, o condutor vai cometer uma infração e será punido.

Quais as consequências de violar a suspensão do direito de dirigir

Como diz o art.162 do código de trânsito brasileiro (CTB), conduzir um veículo quando se está com a CNH suspensa é uma infração gravíssima, e caso o condutor seja flagrado cometendo essa infração, ele terá que pagar uma multa no valor de R$ 880,41, terá sua CNH cassada como é dito no art. 263 do CTB e dirigir com a CNH suspensa é considerado um crime de trânsito segundo o art. 309 do código de trânsito.

A cassação da CNH é uma punição pesada, e ela pode prejudicar muito a vida de um condutor, o cidadão que tiver sua CNH cassada, terá que ficar até 2 anos sem ter o direito de dirigir, após esse período ele terá que refazer todo processo para retirada da carteira, se ele quiser voltar a conduzir um veiculo.

Conclusão

Conduzir um veículo com seu direito de dirigir suspenso pode levar o condutor a ter sua CNH cassada, o condutor terá que pagar uma multa no valor de R$ 880,41, além dessa infração ser considerada um crime de trânsito.

Se você está com CNH suspensa, foi multado, ou tem outros problemas relacionados a trânsito, não se preocupe, nós da Liberty Multas podemos te ajudar!

Realize uma consulta com a nossa equipe, você não paga nada, pois a consulta é gratuita.

E se você for recorrer a uma multa, nós temos uma equipe qualificada e dedicada, sempre em prontidão para te ajudar.

Não sofra com punições injustas, recorra com a Liberty Multas!

Veja também: