COMO SABER SE A CNH FOI CASSADA

A cassação da CNH é punição mais pesada prevista no Código de trânsito brasileiro (CTB), ela deve ser evitada de qualquer maneira por todo condutor que pretende continuar exercendo o direito de conduzir seu veículo.

Quando a carteira nacional de habilitação (CNH) de um condutor é cassada, ele fica por anos sem poder dirigir seu veículo, perde sua habilitação e tem que refazer todo o processo de retirada da CNH novamente.

Mas, como um condutor consegue saber se a sua habilitação foi cassada? É isso que vamos te explicar no artigo de hoje!

Vamos te explicar um pouco mais sobre o que é a cassação da CNH e como um condutor pode saber se a sua habilitação foi cassada.

Antes de prosseguirmos, se você foi multado, não se preocupe, recorra com Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você.

O que é a cassação da CNH

Quando um condutor é reincidente em algumas infrações ou dirige com a carteira de habilitação suspensa, ele é multado e pode ter sua CNH cassada.

Mas, o que é a cassação da CNH?

Um condutor quando tem a CNH cassada, fica 2 anos sem poder dirigir nenhum veículo, após esse prazo, para o cidadão poder retornar as suas atividades normais e conduzir um veículo novamente, ele terá que refazer todo processo de retirada da CNH.

Isso mesmo, o condutor terá que refazer todos testes práticos e teóricos, além de ter que fazer o teste psicológico novamente e todo o processo de retirada da habilitação.

Isso acontece pois, quando um condutor tem sua habilitação cassada, ele literalmente perde ela e tem que esperar dois anos para ter o direito de cumprir as etapas para retirada da habilitação novamente.

Como saber se a CNH foi cassada

Nenhum condutor quer ter sua CNH cassada, por isso os condutores devem estar sempre vigilantes para evitar essa punição, mas, se você desconfia que a sua CNH foi cassada, nós vamos te apresentar duas maneiras de verificar se a sua habilitação está com processo de cassação em aberto.

 

  • Correios

Isso mesmo, entre no site do DETRAN do seu Estado e verifique se o seu endereço está atualizado, caso não esteja, atualize seu endereço e você será notificado pelo correio.

  • Confira no site do Detran

Entre no site do DETRAN do seu Estado e clique em “consultar CNH” e veja se existe algum processo de cassação em aberto.

Conclusão

A cassação da CNH é uma punição bastante pesada, para um condutor conferir se a sua habilitação tem um processo de cassação em aberto, ele deve manter o endereço atual dele sempre atualizado no site do DETRAN, ele também pode verificar se a CNH está cassada de maneira online, no site do DETRAN do seu Estado.

Se você quer evitar ter sua CNH cassada, recorra com o auxílio de profissionais competentes, recorra com a Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta totalmente gratuita, analisamos seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você.

Não aceite punições injustas, recorra!

Veja também: