CNH DEFINITIVA: COMO SOLICITAR, VALOR, VALIDADE

Após um cidadão conseguir ter acesso a sua carteira nacional de habilitação (CNH) definitiva, ele poderá exercer o seu direito de dirigir, esse cidadão irá se tornar um condutor e poderá conduzir o seu veículo para onde quiser.

A CNH é um documento importantíssimo para o cidadão que deseja se tornar um condutor, para um cidadão poder exercer seu direito de dirigir ele precisa dessa documentação, para dirigir e não ter problemas com a lei.

No artigo de hoje, nós vamos te ensinar como solicitar a CNH definitiva, iremos te explicar o valor dela e a validade.

Antes de continuarmos, temos uma dica pra você, se você foi multado e pretende recorrer, recorra com uma empresa que se preocupa com você, recorra com Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você!

Como solicitar a CNH definitiva

Primeiramente, você terá que ficar com o processo de emissão da Permissão para Dirigir (PPD) ou como é mais conhecido, a habilitação provisória, por um ano, após esse período você poderá solicitar a sua carteira de habilitação definitiva.

Se o condutor no período de um ano em que ele fica com a sua habilitação provisória, ele cometer uma infração grave ou gravíssima ele perderá a sua habilitação e terá que fazer todo processo para retirada da habilitação mais uma vez.

Então, para o condutor solicitar a sua CNH definitiva, primeiramente ele terá que retirar a sua provisória e ficar com ela por 12 meses sem cometer infrações graves ou gravíssimas, após o vencimento da sua PPD você poderá solicitar a sua CNH definitiva.

Para solicitar a CNH definitiva, você terá esperar sua PPD vencer, após isso você deve se dirigir ao DETRAN, CIRETRAN ou ao Centro de Formação de Condutores (todos são órgãos do DETRAN do seu Estado) e levar os seguintes documentos:

– Leve comprovante de residência, no seu nome, dos últimos três meses

– Caso NÃO tenha comprovante de residência no seu nome, faça uma declaração de residência e reconheça a firma em cartório (e leve junto um comprovante de residência no nome de outra pessoa).

– leve a original e uma cópia da sua PPD (habilitação provisória).

Faça a solicitação da sua CNH definitiva e a agência irá te fornecer uma data (geralmente uma semana), para você retornar e realizar a retirada da sua CNH definitiva, a retirada será no mesmo local onde você fez a solicitação.

Qual valor e a validade da CNH definitiva

O valor para retirada da CNH definitiva varia de Estado para Estado, consulte os valores no Departamento de trânsito do seu Estado.

Fique atento com a validade da sua CNH, pois quando a sua CNH definitiva vence, você tem até 30 dias para renovar ela, após esses 30 dias você estará cometendo uma infração e será multado.

Conclusão

Para solicitar a sua CNH definitiva, você terá que passar um ano com a sua CNH provisória, após esse período você deve juntar toda documentação mostrada acima e solicitar a sua CNH definitiva em uma agência do DETRAN.

Então, não se esqueça, se você foi multado, não se desespere, nós podemos te ajudar, recorra com Liberty Multas!

Nós te oferecemos todo suporte necessário, te oferecemos um consulta grátis, analisamos todo seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você.

Veja também: