DIRIGIR COM BRAÇO ENGESSADO DÁ MULTA? DESCUBRA AGORA!

Conseguir exercer o direito de conduzir seu veículo normalmente é o que todos condutores desejam, todo o cidadão habilitado tem o objetivo de conduzir seu carro, sua moto, ou qualquer outro veículo, sem impedimentos, afinal, um veículo é essencial para ajudar um cidadão a realizar os seus objetivos diários.

Mas, infelizmente, nem sempre estamos na nossa melhor condição de saúde, e por isso, não é sempre que estaremos no melhor estado físico ou mental para conduzir um veículo.

Hoje nós vamos explicar pra você, cidadão brasileiro habilitado, se você pode exercer o seu direito de conduzir um veículo mesmo estando com o braço engessado, vamos esclarecer melhor esse assunto e tirar as suas dúvidas.

Mas, antes de prosseguirmos, temos um conselho pra você, se você foi multado e pretende recorrer, recorra com a Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta totalmente gratuita, analisamos seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você!

Posso dirigir com braço engessado?

Será que um cidadão que teve seu braço engessado pode conduzir um veículo? A resposta é simples, não! Não é permitido conduzir seu veículo com braço engessado, segundo a lei isso é uma infração de trânsito por vários motivos diferentes.

Dirigir com braço engessado é considerada uma infração de trânsito, pois o código de trânsito brasileiro (CTB) considera uma infração dirigir sem utilizar uma das mãos, exceto quando o condutor vá fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo.

E também é proibido conduzir veículo com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito.

Além disso, é considerada uma infração de trânsito gravíssima entregar a direção de um veículo a um pessoa que mesmo que esteja habilitada, mas não esteja com capacidade física, ou mental de conduzir o veículo com segurança.

Quais são as punições pra quem dirige nesse estado?

Segundo o inciso III, do artigo 252 do código de trânsito brasileiro é considerada uma infração média dirigir um veículo estando com a capacidade física ou mental abalada temporariamente de maneira que afete a segurança do trânsito.

E ainda do artigo 252 do CTB, mas no seu inciso V dirigir o seu veículo sem utilizar as duas mãos é considerada uma infração média.

Essas infrações podem render ao condutor uma multa no valor de R$ 130,16  além de 7 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).

E entregar a direção de um veículo a uma pessoa, mesmo que ela esteja habilitada, mas não esteja com capacidade física, ou mental de conduzir o veículo com segurança, é considerada uma infração gravíssima, segundo artigo 166 do CTB,  e pode render ao infrator uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Conclusão

Como vimos, conduzir um veículo com braço engessado é considerada uma infração e pode ser média ou gravíssima e pode render muitas pontuações na CNH do condutor, além do pagamento de multa.

Então, se você condutor está com braço engessado não dirija, pois se você conduzir seu veículo com braço engessado você será punido.

Se você foi multado por dirigir com braço engessado ou por outro motivo e quer recorrer, nós podemos te ajudar, recorra com Liberty Multas!

Nós te oferecemos todo suporte necessário, te oferecemos um consulta grátis, analisamos todo seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você.

Veja também: