NOVA LEI DE TRÂNSITO: MUDANÇAS NO CÓDIGO DE TRÂNSITO IMPACTAM A VIDA DO MOTORISTA

As leis de trânsito controlam a vida do condutor brasileiro, são elas que vão especificar o limite de velocidade o permitido, quem pode trafegar por um via, e muitas outras coisas a leis de trânsito têm o objetivo de controlar o trânsito brasileiro.

As leis de trânsito do Brasil estão presentes do código de trânsito brasileiro (CTB), no código de trânsito se encontram todas as leis do trânsito e se um condutor infringir uma dessas leis ele será punido.

hoje nós vamos falar sobre o novo CTB, que entrou em vigor no ano de 2021 e como o novo CTB pode impactar a vida dos motoristas.

Antes de continuarmos, temos uma dica pra você, se você foi multado e pretende recorrer, recorra com uma empresa que se preocupa com você, recorra com Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você!

Nova lei de trânsito

A nova lei número 4.071/2020 ou novo CTB entrou em vigor no dia 12 de abril de 2021, e trouxe muitas alterações na vida dos condutores brasileiros, como por exemplo, mudanças no limite de pontos para o condutor perder a CNH e outras alterações significativas.

Os condutores brasileiros terão que se adaptar as leis presentes no novo CTB, para que não cometam infrações de trânsito e não sejam prejudicados, vamos apresentar agora, as principais mudanças que vão impactar a vida do condutor brasileiro:

  • Mudanças no transporte de crianças

A lei da cadeirinha sofreu alterações e cabe ao condutor prestar a devida atenção, para não ter problemas e não conduzir uma criança de forma incorreta, antes era obrigatório que qualquer criança com menos de dez anos fosse transportada no banco traseiro do veículo.

Com a chegada do novo código de trânsito, só menores de 10 anos e que tenham altura igual ou menor a um metro e quarenta e cinco deveram ser obrigadas a andar no banco traseiro.

O condutor deve consultar as normas do CONTRAN que especificam quais são os equipamentos adequados e obrigatórios para cada criança, de acordo com idade e altura.

 

  • Mudanças nas pontuações da CNH

O condutor terá três limites de pontuações para ter a sua CNH suspensa, ela poderá ser suspensa ao acumular 20, 30, ou até 40 pontos.

Se o condutor não cometer nenhuma infração gravíssima em 12 meses, ele só perderá seu direito de dirigir ao acumular quarenta pontos na CNH.

Se um condutor cometer uma infração gravíssima em 12 meses, ele só terá sua CNH suspensa ao acumular trinta pontos

E se um condutor cometer duas ou mais infrações gravíssimas em 12 meses, ele perderá seu direito de dirigir ao acumular 20 pontos.

  • CNH digital terá validade como documento oficial!

Quem estiver em posse da sua CNH digital poderá utilizar ela para se identificar em abordagens com a chegada do novo CTB, então, tudo fica mais prático e fácil para o condutor, pois a CNH digital agora vale como um documento oficial.

 

Conclusão

Foram feitas muitas mudanças com a chegada do novo CTB e para evitar maiores problemas, é necessário que o condutor esteja sempre se atualizando, acompanhem nossas postagens e conheça todas as novas leis.

Nós da Liberty Multas estaremos sempre te atualizando sobre a nova legislação de trânsito, para que você não tenha problemas e não receba multas por não conhecer o no código de trânsito brasileiro.

E se você foi multado por infringir uma das novas leis de trânsito ou por qualquer outro motivo, não se desespere, nós podemos te ajudar, recorra com Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta totalmente gratuita, contamos com uma equipe dedicada que vai analisar todo seu caso com atenção aos detalhes e recorrer pra você!

Veja também: