DIRIGIR UM VEÍCULO SEGURANDO O CELULAR

É comum se ter dúvidas sobre as leis de trânsito, afinal, são muitas leis e o código de trânsito brasileiro (CTB) é grande e recentemente sofreu alterações com a chegada do novo CTB, então, ter dúvidas sobre qual conduta é legal e qual é ilegal no trânsito é comum.

O condutor brasileiro deve estar atento, para não ter problemas ele deve ser conhecedor das leis de trânsito, e não só isso, ele deve estar atualizado sobre essas leis, para não cometer infrações e acabar sendo multado.

Quando um condutor comete uma infração de trânsito e é flagrado, ele recebe uma multa e junto com a multa, recebe diversas outras punições, então, o cidadão habilitado deve ser conhecedor da lei.

No artigo de hoje, nós vamos te explicar se você pode ou não, conduzir seu veículo segurando seu celular, nós vamos te informar se essa ação é considerada uma infração de trânsito e tirar as suas dúvidas sobre esse assunto.

E se você recebeu uma multa, nós podemos te ajudar, recorra com Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta totalmente gratuita, analisamos seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você.

Posso dirigir segurando meu celular

Vamos esclarecer a sua dúvida de uma forma direta, não se pode segurar ou utilizar um celular enquanto dirige!

O condutor não pode conduzir um veículo enquanto segura ou mexe em um celular, pois essa conduta é considerada uma infração de trânsito gravíssima.

Segundo o inciso V do artigo 252 do CTB, é proibido conduzir um veículo utilizando apenas uma das mãos, essa é uma infração considerada média.

Porém, em 2016 foi criada a lei de número 13.281, que incluí um parágrafo único no inciso V do artigo 252 do CTB que fala: “caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular”.

Ou seja, utilizar ou simplesmente estar segurando um celular, enquanto dirige, é uma infração gravíssima.

Quais são as punições pra que faz isso

O valor da multa para o condutor que cometer essa infração é de R$ 293,47, além disso, o condutor receberá sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e como essa é uma infração gravíssima ela deve ser evitada ao máximo.

Ela deve ser evitada porque, com a chegada do novo CTB as infrações gravíssimas diminuem a quantidade de pontos que você pode receber e aumentam muito as chances da sua CNH ser suspensa.

Conclusão

Nós te mostramos neste artigo que, segurar um celular enquanto se está conduzindo um veículo é uma conduta ilegal, ou seja, uma infração de trânsito.

Isso ocorre porque o CTB diz que o condutor deve estar atento ao trânsito enquanto dirige seu veículo, e deve estar com as duas mãos no volante, somente em algumas exceções é permitido dirigir com uma mão.

E se você recebeu uma multa, pois estava segurando um celular enquanto conduzia um veículo, ou por outro motivo, nós podemos te ajudar, recorra com a Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos todo seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você, evitando que você seja punido injustamente

Veja também: