DEIXAR O CONDUTOR OU O PASSAGEIRO DE USAR O CINTO DE SEGURANÇA

Para poder conduzir um veículo no Brasil, o condutor deve ter sua atenção direcionada nas leis e regras de trânsito, para evitar problemas com a legislação de trânsito e para evitar acidentes.

O código de trânsito brasileiro (CTB) é bastante especifico sobre como um condutor deve proceder e também trás quais são as punições aplicadas aos cidadãos que infringirem as leis estabelecidas pelo CTB.

No artigo de hoje, nós vamos te explicar quais são as punições para o condutor que não utiliza o cinto de segurança ou que transita com passageiro que não está utilizando o cinto, vamos te explicar o que lei diz sobre isso, quais são as punições e muito mais.

E não se esqueça, se você foi multado e pretende recorrer, nós temos a solução, recorra com a Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta totalmente gratuita, analisamos todo seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você!

Não utilizar o cinto de segurança

Todos os ocupantes de um veículo devem utilizar o cinto de segurança, o uso do cinto é obrigatório para o condutor e para os passageiros do veículo, como diz o artigo de número 65 do código de trânsito brasileiro,

Se o condutor ou algum dos passageiros não estiverem utilizando cinto de segurança, conforme manda o artigo n° 65 do CTB, o condutor estará cometendo uma infração de trânsito grave e receberá as punições previstas no art. N° 167 do código de trânsito.

Punições

A utilização do cinto é obrigatória, como é previsto no art. 65 do CTB, e caso o condutor ou algum passageiro do veículo não estiver utilizando o cinto de segurança, o condutor sofrerá com as punições previstas no CTB.

Como está previsto no artigo de número 167 do CTB, o condutor que cometer essa infração estará cometendo uma infração grave, receberá cinco pontos na CNH, terá que pagar uma multa no valor de R$ 195,23 e terá seu veículo retido até que todos estejam utilizando cinto.

Como recorrer

É preciso destacar que a utilização do cinto de segurança é indispensável e pode ajudar a prevenir muitos acidentes fatais no trânsito, como já ajuda todos os dias, então, utilize o cinto de segurança!

Mas, se você foi flagrado por um agente de trânsito sem o cinto de segurança, foi multado e pretende recorrer, você tem esse direito!

Procure uma empresa de recurso de multas, ela vai analisar todos os detalhes do seu caso, elaborar um recurso que vai aumentar as suas chances de vitória e vai recorrer pra você.

Conclusão

O uso do cinto de segurança é obrigatório e indispensável para todos os ocupantes de um veículo, tanto o condutor quanto os passageiros, a não utilização do cinto configura uma infração de trânsito grave e pode render ao condutor como punição o pagamento de multa, pontos na CNH e o será veículo retido até que todos coloquem o cinto.

Se você recebeu uma multa por não utilizar o cinto de segurança, ou foi multado por outros motivos, recorra com a Liberty Multas!

A Liberty Multas conta com uma equipe de profissionais dedicados e prontos para te ajudar, nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso com atenção aos detalhes e recorremos pra você.

Veja também: