CONDUZIR UM VEÍCULO REPROVADO NA AVALIAÇÃO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA

Todo veículo deve estar de acordo com as normas do Conatran (conselho nacional de trânsito) e deve seguir as leis do CTB (código de trânsito brasileiro), caso o veículo não esteja de acordo com algo, ele não poderá circular, e se caso circular, o veículo vai estar em situação irregular.

Os veículos brasileiros devem seguir as leis, todo condutor já se acostumou com isso, mas se um veículo não estiver dentro da lei o condutor será punido, por isso manutenções e inspeções devem ser feitas, para verificar se o veículo está dentro da lei.

No artigo de hoje, nós vamos te explicar melhor sobre o que é a avaliação de inspeção de segurança, e vamos te apresentar quais são as consequências para os cidadãos que conduzem veículos reprovados nessa inspeção.

E caso você tenha recebido uma multa, não fique preocupado, recorra com a Liberty Multas!

Nós somos uma empresa de recurso de multas que está sempre em prontidão para te ajudar, te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso com atenção e recorremos pra você.

O que é  a inspeção de segurança

Segundo o Contran, a inspeção de segurança é uma verificação que é feita em todos os tipos de veículos para conferir se eles estão de acordo com a legislação, com a nova resolução do Contran, desde 2019 as regras para inspeção sofreram algumas mudanças, essa inspeção que deve ser feita periodicamente sofreu algumas alterações, vamos te apresentar elas:

– Veículos que tenham mais de três anos terão que fazer a inspeção a cada 2 anos.

– Veículos novos estão liberados da inspeção nos primeiros 3 anos(se não cometerem infrações de gravidade média ou superior).

– Veículos escolares devem fazer a inspeção a inspeção de 6 em 6 meses.

Quais são as punições pra quem comete essa infração

O condutor deve fazer a inspeção no seu veículo, como manda o conselho nacional de trânsito, caso o condutor realize a inspeção e o veículo não seja aprovado, o condutor vai estar impossibilitado de trafegar com aquele veículo segundo a lei de trânsito.

Caso o condutor seja flagrado trafegando com um veículo que foi reprovado na inspeção , ele vai estar trafegando em situação irregular e vai estar infringindo o artigo 104 do CTB e sofrerá as punições previstas no inciso XVIII do artigo 230 do CTB.

As punições são:

  • Pagamento de multa no valor de R$ 195,23.
  • Recebimento de 5 pontos na CNH.
  • Medida administrativa de retenção do veículo.

Conclusão

A inspeção é obrigatória, alguns veículos ficam isentos nos primeiros 3 anos, mas após esse tempo a inspeção de segurança deve ser feita a cada 2 anos e caso algum condutor seja flagrado trafegando com um veículo que foi reprovado na inspeção, esse condutor estará cometendo uma infração grave e será punido.

Caso você tenha recebido uma multa, por conduzir um veículo irregular ou por outros motivos, não fique preocupado, recorra com a Liberty Multas!

Nós somos uma empresa de recurso de multas que está sempre em prontidão para te ajudar, te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso com atenção e recorremos pra você.

Veja também: