ESTACIONAR SOBRE CICLOVIA OU CICLOFAIXA

Todas as leis de trânsito estão no código de transito brasileiro (CTB) e essas leis definem bem tudo o que é legal e quais condutas são ilegais, o condutor deve conhecer pelo menos o básico dessas leis, para não ser punido sempre que utilizar seu veículo por cometer infrações de trânsito.

E quando falamos que o CTB explica bem, estamos falando sério, o código de trânsito informa aos condutores quais são os calçados que ele pode utilizar em cada veículo, informa que o condutor deve respeitar os limites de velocidade, quais são os equipamentos de segurança que devem ser usados e muitas outras coisas.

O condutor deve conhecer o código de trânsito para poder trafegar, e nós vamos ajudar vocês condutores a se informar melhor sobre a legislação de trânsito, hoje nós vamos explicar o que acontece com o condutor que é flagrado estacionado sobre ciclovia ou ciclofaixa.

E não se esqueça, se você foi multado e pretende recorrer, nós temos a solução, recorra com a Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta grátis, analisamos detalhadamente todo seu caso e recorremos pra você!

Ciclofaixas e ciclovias

A ciclovia é um local separado nas ruas que é destinado somente ao trafego de ciclistas, é um espaço estreito e separado do restante do trânsito, já a ciclofaixa, não tem nenhuma separação da rua (algumas ciclofaixas tem tartarugas de trânsito separando elas), ela é uma faixa pintada no chão, mas isso não muda nada, ela também é destinada somente a ciclistas.

Estacionar sobre uma ciclofaixa ou uma ciclovia é uma infração?

As ciclovias e ciclofaixas têm o objetivo de trazer maior segurança aos ciclistas e aos condutores de veículos maiores, elas criam um trânsito mais seguro e com menos acidentes, separando os ciclistas do restante do trânsito, para que eles não sofram acidentes.

Então sim, Estacionar em uma ciclofaixa ou em uma ciclovia é uma infração de trânsito considerada grave, essa infração pode fazer com que o condutor receba punições como pontos na CNH e pagamento de multa.

Quais são as punições?

As punições aplicadas aos condutores que estacionam em ciclovias ou em ciclofaixas estão previstas no oitavo inciso do artigo de número 181 do código de trânsito brasileiro.

Nós vamos te mostrar quais são as punições aplicadas aos condutores que desobedecerem ao artigo 181 do CTB para quer você fique ciente:

*Infração: grave.

– Pagamento de multa no valor de: R$ 195,23.

– Pontos na CNH: 5 pontos.

– Medida administrativa: remoção do veículo.

Conclusão

As ciclovias e ciclofaixas são destinadas somente aos ciclistas, caso algum condutor estacione seu veículo nelas, esse condutor vai ter cometido uma infração de trânsito grave e receberá as punições previstas no art. 181 do CTB, punições como o pagamento de multa e pontos na CNH.

Caso você tenha recebido uma multa, não fique preocupado, recorra com a Liberty Multas!

Nós somos uma empresa de recurso de multas que está sempre em prontidão para te ajudar, te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso com atenção e recorremos pra você.

 

Veja também: