ESTACIONAR SOBRE FAIXA DESTINADA A PEDESTRES

Um condutor deve sempre estar ciente onde pode estacionar o seu veículo, isso porque existem muitos locais que são proibidos de se estacionar, locais como vagas reservadas, entradas de garagens e alguns outros locais, e caso o condutor estacione nesses locais ele será multado.

A legislação de trânsito especifica onde os condutores podem ou não estacionar os seus veículos, e se um condutor estacionar em algum local proibido, eles vai receber uma multa e algumas outras punições, como mandam as leis de trânsito.

Nessa dúvida de saber quais locais são proibidos e quais se podem estacionar, muitos cidadãos ficam perdidos, hoje nós vamos esclarecer para vocês o que legislação de trânsito fala sobre estacionar sobre a faixa de pedestres.

Mas, antes de prosseguirmos, nós temos uma dica pra você, se você foi multado e pretende recorrer, recorra com Liberty Multas!

Nós te oferecemos uma consulta grátis, analisamos cada parte do seu caso detalhadamente e recorremos pra você!

Estacionar sobre a faixa de pedestres é proibido?

Sim, estacionar sobre a faixa que é destinada somente aos pedestres é uma conduta proibida e pode gera punições ao condutor que realizar essa ação, segundo o oitavo inciso do artigo 181 do código de trânsito brasileiro essa é uma infração grave.

Isso acontece, pois, essa faixa é destinada somente para os pedestres e os veículos são proibidos pela lei de estacionar nela.

Essa faixa tem o intuito de trazer mais segurança aos pedestres e resguardar os condutores, então ela deve ser respeitada por pelos condutores que não devem estacionar nela e pelos pedestres que devem atravessar a rua utilizando a faixa de pedestres.

Caso algum condutor não respeite a faixa de pedestres, ele sofrerá com as punições mostradas nos próximos tópicos.

Punições

As punições para o condutor que for flagrado por agentes de trânsito estacionando na faixa destinada aos pedestres estão previstas no inciso VIII do artigo N° 181 do CTB, nós vamos apresentar para vocês quais são essas punições:

 *Infração: grave.

Pagamento de multa no valor de: R$ 195,23.

Pontos na CNH: 5 pontos.

Medida administrativa: remoção do veículo.

Só por ser uma infração grave ela deve ser evitada, pois com as regras do novo CTB (nova legislação de trânsito que entrou em vigor em 2021) as infrações graves e gravíssimas diminuem muito a quantidade de pontos que um condutor pode acumular, e isso aumenta as chances do condutor ter a sua habilitação suspensa.

Conclusão

No artigo de hoje nós te apresentamos quais são as punições para os condutores que estacionarem sobre a faixa destinada aos pedestres, os condutores que fizerem isso vão cometer uma infração de trânsito grave e irão receber uma multa, pontos na CNH e terão seus veículos removidos como punição.

Evite sofrer com as punições acima, busque a ajuda de uma empresa de recurso de multas competente e recorra as suas multas, assim, evitando a reincidência e as punições.

Recorra com a Liberty Multas! Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso com atenção a todos os detalhes e recorremos pra você.

Veja também: