RECEBEU UMA NOTIFICAÇÃO PARA SUSPENDER O SEU DIREITO DE DIRIGIR?

Para um cidadão poder usufruir do seu direito de dirigir ele tem que ser habilitado na categoria do veículo que ele vai conduzir, para um cidadão se tornar um condutor ele tem que realizar um longo e árduo processo, até conseguir a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quando um cidadão consegue a sua habilitação e se torna um condutor ele fica dependente do seu direito de dirigir para realizar as suas tarefas diárias, como estudar ou ir ao mercado fazer compras, e ficar sem poder dirigir com toda certeza é uma notícia que nenhum condutor deseja receber.

Porém, o que fazer quando se recebe uma notificação de suspensão da CNH? Nós vamos te explicar como proceder nesse caso nos próximos tópicos.

Nós temos um conselho para você antes dos próximos tópicos, acompanhe nossas postagens e se mantenha informado sobre os seus direitos, a equipe da Poyer Advocacia Digital é formada por profissionais competentes e nosso objetivo é te ajudar.

A suspensão do direito de dirigir

A suspensão da CNH ou como também é conhecida a suspensão do direito de dirigir acontece quando o condutor atinge a pontuação máxima estipulada pelo CTB (Código de trânsito Brasileiro) ou quando o condutor recebe uma multa autossuspensiva como punição (multa que suspende a CNH diretamente).

A seguir, nós vamos te apresentar quais são os limites atualizados de pontos que um condutor pode acumular (atualizados pela nova legislação de trânsito).

  1. 40 pontos: O cidadão brasileiro habilitado que não cometer infrações

gravíssimas em 12 meses, só perderá seu direito de dirigir ao acumular

40 pontos na sua carteira de habilitação.

  1. 30 pontos: O cidadão brasileiro habilitado que cometer apenas 1

Infração gravíssima, no período de um ano, perderá seu direito de

dirigir ao acumular 30 pontos na sua carteira de habilitação.

  1. 20 pontos: O cidadão brasileiro habilitado que cometer 2 ou mais

infrações gravíssimas em um período de um ano, perderá seu direito

de dirigir ao acumular 20 pontos.

O que fazer quando receber uma notificação de suspensão

Quando você receber uma notificação de suspensão da CNH, não se desespere, verifique se você ainda pode recorrer e procure a ajuda de um profissional qualificado, para realizar o seu recurso.

Recorrendo você pode se livrar dos pontos acumulados ou de uma multa autossuspensiva, assim você não vai perder o seu direito de dirigir e não vai sofrer com as punições que vem junto com a multa.

Conclusão 

A suspensão do direito de dirigir é sempre uma péssima notícia para qualquer condutor, afinal, a suspensão pode acabar atrapalhando a vida desse condutor por muito tempo, então quando algum cidadão receber uma dessas notificações ele deve imediatamente procurar a ajuda de um advogado especialista em direito de trânsito e recorrer.

Se você quer entender melhor sobre seus direitos no trânsito, acompanhe as nossas postagens e não tenha mais dúvidas. 

Nós vamos estar sempre te informando, para que você garanta os seus direitos e assim possa recorrer a multas aplicadas injustamente.

Acompanhe-nos e entenda melhor sobre os seus direitos no trânsito!

Veja também: