O código de trânsito brasileiro ou como é mais conhecido, o CTB, é o conjunto de leis que que dita como deve funcionar o trânsito no nosso país, sua leis e regras ditam o funcionamento do trânsito brasileiro.
O novo CTB foi aprovado no final de 2020, mas só entrou em vigor no dia 12/04/2021 e trouxe muitas mudanças nas leis de trânsito e entre as leis que sofreram mudanças, estão as leis de trânsito para os motociclistas.
No artigo de hoje, nós iremos te mostrar as mudanças que foram feitas no código de trânsito brasileiro para motos, vamos te apresentar também as principais mudanças que foram realizadas e vamos tirar suas dúvidas sobre esse assunto.
E caso você vá recorrer alguma multa, recorra com a Liberty Multas!
Somos uma empresa especializada em recurso de multas, nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso com atenção e recorremos pra você.
Novo código de trânsito para motos
Com a chegada do novo código de trânsito em 2021, tanto as leis para motos como quase todas as outras leis de trânsito sofreram alterações. No caso de algumas leis para motos, suas punições se tornaram mais leves, de infrações gravíssimas, viraram infrações médias.
Outras leis também foram alteradas, e aumentaram seu rigor, como a idade mínima que uma criança deve ter para andar como passageira em uma moto, por exemplo, ela teve um aumento.
As principais mudanças para os motociclistas
Iremos te apresentar as principais mudanças nas leis de motos feiras pelo novo CTB, nós te mostraremos os exemplos citados acima sobre as mudanças nas leis, as que ficaram com punições mais leves e as leis que estão mais rigorosas.
- Transitar com farol apagado
Antes, o motociclista que fosse flagrado andando com ao faróis apagados, seria multado e a infração era gravíssima, com as mudanças, essa agora é uma infração média.
- Transporte de crianças
A idade mínima para poder levar crianças como passageiras em uma moto teve aumento,
Para uma criança ser transportada em uma moto como passageira com as alterações no CTB, ela deve ter pelo menos 10 anos de idade. Antes, no antigo código de trânsito, a criança deveria ter pelo menos 7 anos de idade para ser garupa em uma moto
- Obrigatoriedade do uso da viseira ou do óculos de proteção
O uso da viseira ou do óculos de proteção ainda é obrigatório, e deve seguir as regras do CONTRAN (Conselho Nacional de trânsito). A punição aumentou, a infração que antes era considerada leve se tornou uma infração média, o valor da multa aumentou, além do condutor ter o seu veículo retido caso cometa essa infração.
Conclusão
As leis para motos tiveram alterações significativas com a chegada do novo CTB e o condutor deve se manter informado para que não cometa nenhuma infração.
Fique sempre em dia com as leis, nos acompanhe e se mantenha informado sobre a nova legislação de trânsito, seja para carros ou motos, nossos artigos tem o objetivo de te manter informando.
E caso você tenha recebido uma multa, recorra com a Liberty Multas!
Nossa equipe de profissionais está sempre pronta para te ajudar, nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos seu caso detalhadamente e te apresentamos uma solução.