Ser multado é algo que pode prejudicar muito a vida de um condutor, mas existem recursos como o direito à pedido de advertência que podem ajudar.
Quando um cidadão comete uma infração de trânsito e é multado ele ainda pode recorrer para se defender, umas das formas de defesa é a conversão da multa em advertência.
No artigo de hoje explicaremos quais são as multas que o condutor tem direito à pedir conversão para advertência.
O que é o pedido de advertência?
O pedido de advertência acontece quando um condutor é multado e pode solicitar que a multa e as suas punições sejam convertidas em advertências.
Nesses casos o condutor pode economizar dinheiro e evitar o recebimento de pontos na sua Carteira de Habilitação, porém, não são todas multas que podem ser convertidas.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), somente algumas multas específicas podem ser convertidas em pedido de advertência.
Quais multas podem ser convertidas?
Segundo o CTB somente algumas multas específicas podem ser convertidas em pedido de advertência.
As multas mais graves não tem essa opção, somente as multas de menor gravidade, veja quais são as regras:
O pedido de advertência é imposto as infração leves ou médias, se o infrator não tiver cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.
Em alguns estados a conversão é feita automaticamente, já em outros é preciso acessar o site do Detran e realizar a solicitação da conversão da multa em advertência.
Conclusão
A conversão da multa em advertência é feita somente para infrações leves e médias, e, caso o condutor não tenha cometido outras infrações nos últimos 12 meses.
Em alguns estados é preciso solicitar a conversão da multa no site do Detran, já em outros o processo é automático.
Se você foi multado e precisa de ajuda, não se preocupe, recorra com a Liberty Multas, nós analisaremos seu caso e recorremos para você.