Se um cidadão que conduzir seu veículo, ele deve estar em seguindo as leis de trânsito presentes no CTB (código de trânsito brasileiro) e deve seguir também todas as leis e normas presentes em outros órgãos de trânsito, como o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Os condutores devem estar em dia com as sua obrigações para que não tenham problemas, devem estar sempre preparados e sempre devem ter seus documentos em dia, como a renovação da CNH, IPVA e toda a documentação necessária.
Se você quer vender seu veículo ou der ele de presente, você vai precisar entender sobre o documento que vamos falar hoje, no artigo de hoje nós viemos te explicar tudo sobre o documento único de transferência, o DUT.
Antes de prosseguirmos, se você foi multado e pretende recorrer, recorra com uma empresa que pode te ajudar, recorra com a Liberty Mulltas!
Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos todo seu caso com atenção e recorremos pra você.
O que é o DUT?
O documento único de transferência, ou simplesmente DUT, é um documento muito importante, se um cidadão quer vender seu veículo, não importa pra quem ele vender, o DUT deve ser feito.
Não importa se é uma pessoa conhecida ou não, esse documento deve ser feito e ele vai ter validade até que o veículo seja vendido novamente, ou seja, o DUT é um documento sem prazo de validade.
Essa documentação é a comprovação da compra e venda de um veículo, é como se fosse uma nota fiscal, para evitar problemas para o vendedor do veículo e para o comprador, esse documento trás informações muito importantes.
O DUT também pode aparecer com outro nome, mas não se engane, é o mesmo documento. O certificado de registro do veículo (CRV), e o documento único de transferência (DUT), são o mesmo documento.
Como preencher seu DUT
Para um comprador e um vendedor conseguirem elaborar o seu DUT, eles devem acessar o site do Departamento Estadual de trânsito (DETRAN) do Estado deles e baixar um modelo de DUT, então, é só preencher a documentação com atenção e autenticar as assinaturas do vendedor e do comprador no cartório.
O preenchimento desse documento deve ser feito com atenção e trás informações como nome do comprador, nome do vendedor, valor que o veículo foi vendido, entre outras informações, ele deve ser preenchido com atenção.
Conclusão
Neste artigo, nós mostramos a importância do DUT, como ele funciona e que o intuito desse documento é comprovação que o veículo passou para um novo proprietário.
O documento único de transferência é um documento importante, e que deve ser feito sempre que o proprietário de um veículo vende seu veículo.
Esse documento é a comprovação que o veículo mudou de dono de veículo, e ele deve ser preenchido com muita atenção.
E não esqueça, se você recebeu uma multa, não se preocupe, recorra com uma empresa que pensa em você, recorra com a Liberty Multas!
Nós te oferecemos uma consulta grátis, analisamos seu caso com atenção e recorremos pra você.
Não aceite punições injustas, recorra com Liberty Multas!