Radar Trucam – novidade em radar

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Introdução

As constantes inovações no cenário do trânsito exigem uma compreensão contínua por parte dos motoristas. Neste artigo, abordaremos a dinâmica dos equipamentos utilizados, com especial destaque para os radares, sendo o radar móvel Trucam um exemplo notável de tecnologia avançada e altamente eficaz. Compreender o funcionamento desses dispositivos é essencial para todos os condutores, proporcionando uma visão aprimorada sobre as ferramentas que regulam e monitoram o tráfego.

Créditos da foto: DETRAN PR

O que é um radar?

Um radar de trânsito representa uma ferramenta essencial para os órgãos de fiscalização, destinada a mensurar a velocidade dos veículos em uma determinada via. Quando um veículo ultrapassa o limite de velocidade preestabelecido, o radar detecta a infração, resultando na emissão de uma multa.

Existem diversas categorias de radares de trânsito, incluindo os portáteis, fixos e móveis, cada qual operando de maneira distinta, embora todos compartilhem o princípio fundamental do efeito Doppler.

A finalidade primordial dos radares de trânsito é mitigar acidentes e fatalidades nas vias, ao mesmo tempo que orientam os motoristas a aderirem às normas de trânsito. Estrategicamente instalados em locais com maior propensão a colisões ou atropelamentos, esses dispositivos desempenham um papel crucial na promoção da segurança viária.

Diferenças entre radares

Existem quatro tipos principais de radares de trânsito: fixo, estático, móvel e portátil, cada um com características específicas e métodos de operação que serão detalhados a seguir:

Radar fixo: Este tipo é instalado permanentemente em postes ou estruturas como pórticos, monitorando a velocidade dos veículos que passam por ele. Sinalizado por placas, possui uma tolerância de 7 km/h para velocidades até 100 km/h e 7% para velocidades acima de 100 km.

Radar estático: Um equipamento portátil, podendo ser montado em tripés ou veículos estacionados, mede a velocidade dos veículos sem a necessidade de sinalização por placas. Deve, no entanto, ser visível aos motoristas e compartilhar o mesmo limite de tolerância do radar fixo.

 • Radar móvel: Instalado em um veículo em movimento, geralmente uma viatura policial, mede a velocidade dos veículos que se aproximam ou se afastam. Não requer sinalização, mas deve ser visível aos motoristas, apresentando uma tolerância de 7 km/h para velocidades até 40 km/h e 20% para velocidades acima de 40 km.

Radar portátil: Manuseado pelo agente de trânsito, semelhante a uma pistola, mede a velocidade dos veículos em movimento. Não necessita de sinalização por placas, mas deve ser visível aos motoristas e possui o mesmo limite de tolerância do radar móvel.

Curiosidades

Todos esses radares operam com base no princípio do efeito Doppler, que envolve a mudança na frequência percebida de uma onda em relação a um observador em movimento em relação à fonte da onda. Emitindo ondas eletromagnéticas, captam o eco dessas ondas, cuja frequência varia conforme a velocidade do veículo. Dessa forma, conseguem calcular a velocidade do veículo e compará-la com o limite permitido para o local.

O propósito fundamental dos radares de trânsito é reduzir acidentes e fatalidades nas vias, além de promover a conscientização dos motoristas em relação ao cumprimento das leis de trânsito. Estrategicamente instalados em locais com maior propensão a colisões ou atropelamentos, esses dispositivos desempenham um papel crucial na segurança viária.

Novo equipamento – Radar Trucam

Uma novidade no mundo do trânsito está causando um certo alvoroço entre motoristas, o novo equipamento chamado Trucam. 

O radar Trucam é um equipamento revolucionário, capaz de identificar até três veículos por segundo a velocidades de até 322 km/h, com alcance de até 650 metros, foi recentemente incorporado pelos agentes de trânsito.

Sua eficiência é tão notável que, a cada minuto, pode emitir até 30 autuações. Embora os radares tipo “pistola” não sejam novidade no Brasil, essa moderna ferramenta representa um avanço significativo, prometendo transformar a fiscalização viária e elevar os padrões de segurança nas estradas.

O novo modelo de radar apresenta um design semelhante a uma pistola, equipado com mira a laser e um sofisticado sensor de presença. A Lasertech Brasil, fabricante deste equipamento, destaca-se ao afirmar ser a fornecedora oficial de sensores a laser para a renomada agência espacial norte-americana, a NASA. 

Essa parceria reforça a qualidade e a tecnologia de ponta incorporadas no Trucam, consolidando sua posição como uma inovação de alto desempenho no cenário tecnológico atual.

O radar demonstra uma notável capacidade ao diferenciar automaticamente os veículos com base em seus tamanhos individuais, permitindo a aplicação de multas personalizadas de acordo com a velocidade-limite específica para cada categoria. Sua eficiência é evidente ao identificar até três veículos por segundo, abrangendo motos, carros, ônibus e caminhões.

Este avançado equipamento não se limita apenas a medir a velocidade; ele também realiza o cálculo preciso da distância entre os veículos, captura evidências fotográficas e em vídeo dos infratores, e conduz levantamentos estatísticos e quantitativos.

Ao classificar minuciosamente os dados obtidos, o radar não apenas impõe a conformidade com as regulamentações de trânsito, mas também fornece informações valiosas para análises detalhadas e aprimoramento contínuo do controle viário.

Radar móvel pode multar?

Sim, o radar pode multar, um detalhe é que é imprescindível que o radar seja claramente visível aos condutores, garantindo transparência no processo de fiscalização. Este dispositivo apresenta uma tolerância de até 7 km/h para velocidades até 40 km/h, enquanto para velocidades acima desse limite, a margem de tolerância é de 20%.

Vale ressaltar que o radar móvel tem a capacidade de operar durante a noite, contanto que exista iluminação adequada para a identificação nítida do veículo e sua placa.

Posso recorrer de uma multa por Radar? 

Muitos condutores desconhecem a possibilidade de contestar suas multas de trânsito, mas é importante salientar que sim, é viável recorrer caso julguem que as autuações foram injustas ou irregulares. Este direito é assegurado a todos os motoristas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O processo de recurso de multa de trânsito desdobra-se em três etapas distintas: defesa prévia, primeira instância (ou JARI) e segunda instância (ou CETRAN).

Cada fase exige a apresentação de argumentos técnicos e jurídicos que fundamentam a inocência do condutor ou evidenciem a nulidade da multa, proporcionando uma abordagem estratégica e fundamentada em cada etapa do procedimento administrativo.

Dicas

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Conclusão

Em síntese, este artigo explorou a complexidade e a importância dos radares de trânsito, destacando o papel fundamental que desempenham na promoção da segurança viária.

Desde os modelos tradicionais até as inovações como o avançado radar Trucam, fica evidente a evolução tecnológica contínua para aprimorar a fiscalização e regulamentação do tráfego.

A compreensão das diferentes categorias de radares, suas características e funcionamentos, reforça a necessidade de os condutores estarem atualizados e conscientes sobre os métodos de fiscalização utilizados.

Além disso, a explanação sobre a possibilidade de recorrer de multas, respeitando os procedimentos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, reforça os direitos dos motoristas no processo administrativo.

A introdução do inovador radar Trucam ilustra a constante busca por tecnologias mais eficazes, evidenciando a relevância da pesquisa e desenvolvimento no setor. A parceria com a NASA destaca a credibilidade e a qualidade do equipamento, consolidando-o como uma referência em tecnologia de ponta.

Por fim, as informações sobre as normas de visibilidade e tolerância do radar móvel, assim como o esclarecimento sobre a possibilidade de recurso, são elementos essenciais para que os motoristas compreendam não apenas as implicações das infrações, mas também seus direitos no processo.

A conscientização, a compreensão e a utilização adequada das ferramentas disponíveis são cruciais para a construção de um ambiente viário mais seguro e eficiente. Ao oferecer dicas práticas e a oportunidade de recorrer com o auxílio especializado da Liberty Multas,

Este artigo busca contribuir para a (re)conquista da liberdade dos condutores, proporcionando uma abordagem fácil, rápida e online para lidar com infrações de trânsito.

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Devanir Poyer

Olá, sou Devanir Poyer e sou fundador da Liberty Multas. Criada há mais de 06 anos com o objetivo de ajudar os motoristas a exercerem seus direitos de recorrer de suas multas, já evitamos que mais de 40 mil motoristas perdessem a CNH, com atendimento humanizado e online, com uma equipe especialista em Direito do Trânsito, realizando recursos personalizados.
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