QUANDO COMEÇAR A CONTAR O PRAZO DE SUSPENSÃO DA CNH?

A suspensão do direito de dirigir pode ser uma péssima notícia, imagina passar meses sem poder exercer o seu direito, não poder ir trabalhar e não poder sair a lazer com o seu veículo, somente como passageiro.

A suspensão do direito de dirigir pode acontecer de duas formas, uma delas é pelo acumulo de pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e a outra forma é com a suspensão de forma direta, por meio de uma multa autossuspenssiva.

Agora, quando você recebe a suspensão da sua CNH, seja de forma direta ou por pontos, quando começa a contar a suspensão? É isso que nós vamos te explicar no artigo de hoje!

Antes de darmos continuidade a este artigo, temos um conselho pra você, nos acompanhe e não tenha mais dúvidas sobre os seus direitos no trânsito.

Nós da Poyer Advocacia vamos estar constantemente te atualizando sobre os seus direitos, para que você não sofra com punições aplicadas erroneamente.

Suspensão da CNH

Quando falamos de suspensão da CNH por pontos acumulados temos que entender algumas coisas, quanto mais infrações graves ou gravíssimas forem cometidas pelo condutor, mais pontos ele vai acumular e mais chances ele vai ter de ter o seu direito de dirigir suspenso.

As multas autossuspenssivas são multas que já trazem como punição a suspensão da carteira de habilitação de forma direta, assim que receber a multa o condutor vai sofrer como punição também a suspensão da CNH.

Quando começa a contar a suspensão

Quando o condutor tem a CNH suspensa ele deve entregar o documento a unidade do DETRAN mais próximo

Antes, quando o condutor não entregava a CNH o prazo de suspensão não começava a contabilizar, mas hoje isso mudou e nós vamos te explicar.

Quando um condutor recebe uma multa, com a ajuda de um profissional ele pode recorrer algumas vezes, para se livrar das punições, quando um condutor recorre, ele pode se livrar de punições como o pagamento de uma multa, pontos na carteira de habilitação, a suspensão da CNH e até a cassação da CNH, tudo isso pode ser evitado com um recurso.

Quando se esgotam todas as chances do condutor recorrer ou quando ele não recorre dentro do prazo que é estipulado pela lei é que começa a contar a suspensão da carteira de habilitação, a suspensão pode durar meses ou até mesmo anos, então, recorra o mais rápido possível.

Conclusão

A suspensão da CNH é sempre uma péssima notícia, pois ela pode durar muitos meses e ninguém que ficar sem conduzir o seu veículo, o prazo em que começa a contar a suspensão da carteira de habilitação é a partir do momento em que se esgotam as possibilidades de recurso do condutor.

Se você quer entender melhor sobre os seus direitos no trânsito, acompanhe as nossas postagens e não tenha mais dúvidas.

Nós vamos estar sempre te informando, para que você garanta os seus direitos e assim possa recorrer a multas aplicadas injustamente.

Veja também: